CNH Digital: informações importantes sobre a CNH-e

A CNH digital é uma novidade que tem chamado muito a atenção dos motoristas, onde os motoristas agora, basicamente, poderão ter sua CNH diretamente em seu smartphone, através do aplicativo oficial fornecido pelo governo.

Com essa nova maneira de carregar sua carteira de motorista, muitos processos prometem ficar mais simples, assim como ficará mais fácil para os motoristas estarem sempre com a CNH em mãos, uma vez que ela estará disponível no celular, sendo desbloqueada por uma senha de quatro dígitos.

Essa novidade empolgou bastante a população brasileira em geral, e essa CNH moderna já tem muitos fãs que estão apenas esperando ela realmente começar a valer. Aqui você confere algumas informações importantes sobre a CNH digital, entende melhor como ela funciona, porque ela é um avanço no Brasil e como ela irá melhorar sua vida e o dia-a-dia de policiais e órgãos públicos, por exemplo

A CNH digital tem a mesma validade do que a CNH comum? Quando ela entra em vigor e começa a valer?

Sim, a CNH digital irá funcionar exatamente da mesma maneira que a CNH comum, sendo equivalente a uma CNH impressa, ou seja, ela é apenas uma versão digital que terá valor legal em todo o país, facilitando burocracias.

A CNH digital está prevista para entre em vigor até o dia primeiro de fevereiro de 2018, onde todos os Detrans deverão estar preparados para emitir essa nova versão, em todo o Brasil

Como faço para conseguir minha CNH digital?

A CNH digital ou CNH-e pode ser conseguida facilmente se você já tiver em mãos a nova CNH, que possui um QR Code onde esse código já pode ser reconhecendo por aparelhos eletrônicos, inclusive de fiscalização, facilitando o trabalho de autoridades e deixando diversos processos mais rápidos.

Se você já tem essa nova CNH, você precisará esperar que o Detran do seu estado já possa emitir a CNH virtual, e a partir daí você irá se cadastrar no site do Detran e posteriormente terá de ir ao Detran finalizar o processo, ou então deverá utilizar um certificado digital, que é pago por fora, para que tudo seja resolvido apenas online.

Depois disso, o Detran irá enviar a pessoa que solicitou a CNH digital um código para que a CNH possa ser acessada pelo aplicativo da CNH digital, e pronto, você agora tem sua CNH diretamente na tela do seu smartphone.

Como você pode perceber, o uso do aplicativo da CNH digital será essencial, e quando liberado, ele estará disponível para as duas principais plataformas, Android e IOS.

Quanto aos estados que já estão emitindo a CNH digital você pode procurar no site do Detran, porém, é bom saber que os Detrans tem até o dia primeiro de fevereiro de 2018 para começar a colocar esse serviço no ar, ou seja, pode demorar um pouco até que você consiga sua CNH digital.

Vou precisar pagar alguma coisa para ter minha CNH digital?

O Detran ainda não decidiu se haverá alguma taxa para fazer a sua CNH digital, e isso dependerá dos possíveis custos para tal, e esse valor poderá variar de estado para estado, assim como acontece com a CNH impressa.

Por enquanto não existe nenhuma cobrança no Detran em São Paulo, o mais atualizado em relação ao novo serviço, e vamos esperar para que continue assim em São Paulo, e no resto do país.

 A CNH digital é segura? E se roubarem meu celular?

Sim, a CNH digital é segura, e tudo isso porque o governo já afirmou que a CNH digital se torna válida por causa de um conjunto de padrões técnicos tecnológicos que garantem sua autenticidade e garantem que a CNH não seja utilizada por terceiros, uma vez que existe um sistema criptográfico por trás dessa tecnologia.

Quanto a autenticidade da CNH digital, ela poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital ou com a leitura do QR Code, e por isso ela é mais segura e garante que não haja falsificações.

Outro fator de segurança é que a CNH digital não ficara disponível simplesmente quando o aplicativo for aberto, mas só poderá ser visualizada depois que a senha de 4 dígitos (pin) for digitada, dando acesso ao documento com segurança.

Se o seu celular for roubado, você deverá fazer um processo muito parecido com o que você faz com sua conta bancária ou cartões de crédito, onde você irá bloquear o documento, ou pelo site do Detran caso você tenha certificado digital, ou indo até uma agencia do Detran, caso você não tenha, mas todos os processos serão melhores explicados quando todos os detrans estiverem com a CNH digital em pleno funcionamento.

O que vou fazer se eu não tiver sinal quando algum policial pedir para ver minha CNH digital?

Se você estiver sem internet ou sem sinal, isso não será problema, uma vez que o aplicativo da CNH digital não irá precisar da conexão com a internet para abrir a sua CNH, funcionando perfeitamente off-line, apenas com a senha de 4 dígitos. Porém, é importante lembrar que o primeiro acesso para validar sua CNH digital irá precisar de internet e apenas depois disso ela estará disponível off-line.

Posso escolher a CNH comum ao invés da CNH digital ou ela será obrigatória?

Sim, você pode continuar com sua CNH comum (impressa), uma vez que a CNH digital será opcional. A CNH comum não deixará de ser emitida, por hora.

Qual é o valor da multa para quem esquece a CNH?

Esquecer a CNH é considerado uma infração leve, e pode custar 3 pontos na carteira de motorista, além de uma multa que hoje tem o valor de R$88,00, e além disso, o seu veículo fica retido até a apresentação do documento. Ou seja, com a CNH digital, esquecer a carteira de motorista ficará muito mais difícil, e as multas e processos burocráticos serão mais facilmente evitados.

Se com a CNH digital todos podem andar mais facilmente com sua CNH, então a multa para quem esquecer esse documento vai acabar?

Existe um projeto de lei que acaba com a multa para quem esquece a CNH, porém, ele ainda não passou pelo Congresso.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *